terça-feira, 17 de novembro de 2009

Prof Renalt Movimentos Sociais.

Movimentos Sociais.

Temas: *Canudos.
*Contestado.
Equipe: Angelina, Daniel, Gabriel, Jessica Nara e Rayane.
Prof º : Renalt.
3º ano B



“A guerra de canudos.”

A Guerra de Canudos foi uma guerra entre o exercito e a população de canudos situado no estado da Bahia.
Líder.

O líder foi Antônio Vicente Mendes Maciel, apelidado de "Antônio Conselheiro", nascido em Quixeramobim (CE) no dia 13 de março de 1830, de família tradicional que vivia nos sertões foi comerciante, professor e advogado prático nos sertões de Ipu e Sobral. Chegou a Canudos em 1893, tornando-se líder do arraial e atraindo milhares de pessoas. Era contra o governo politico e a favor da igreja catolica.
Classes da população.
As classes sociais eram, de um lado, poucas famílias ricas e poderosas, dominavam uma vastidão de terras, latifúndios improdutivos, e se digladiavam entre si, a disputarem o poder político, por modo a assegurar e expandir suas propriedades. De outro, uma população de caboclos, sertanejos, na sua maioria índios mestiçados com brancos ou negros - mamelucos e cafuzos - que perderam ou jamais possuíram alguma terra e nada tinham, nem mesmo a possibilidade de vender sua força de trabalho e a esperança de alcançar uma vida melhor.
“Guerra do contestado.”
Foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal Brasileiro travado entre outubro de 1912 a Agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.
“ Líder.”
Inicialmente o líder foi João Maria, de origem Italiana que peregrinou pregando e atendendo doentes de 1844 a 1870.era humilde e sua ética e forma de viver arrebanhou milhares de crentes.
O segundo foi José Maria, provavelmente de origem síria aparece publicamente com a revolução federalista de 1893, mostrando postura firme e uma posição messiânica.
“Classe da população.”
Pessoas de classes baixas como agricultores, camponeses, latifundiários dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário