quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Carta de 2070 - Blog do Meio Ambiente

Resumo da carta de 2070



Achei que é muito importante cuidar-mos desde agora o planeta terra por que a carta de 2070 poderá acontecer se não colaborar-mos em fazer o bem ao nosso planeta.

Professor Renalt

História
1. O que é uma sociedade? uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
2.Que sociedade nos pertencemos? Partindo da constatação de que os membros e os grupos de uma sociedade são unidos por um sistema de relações de obrigação, isto é, por uma série de direitos e deveres, aceitos e praticados entre si, a estrutura social refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro desse sistema. Em outras palavras, o agrupamento de indivíduos, de acordo com as posições que resultam dos padrões essenciais de relações de obrigação, constitui a estrutura social de uma sociedade.
3.Que outras sociedades diferentes das pessoas podemos citar como exemplo?
Sociedade Indígena.
4. Existem classes sociais em nossa sociedade? Quais ? A partir da Idade Contemporânea, com o desenvolvimento do sistema capitalista industrial (e mesmo do pós-industrial), normalmente existe a noção de que as classes sociais, em diversos países, podem ser dividas em três níveis diferentes, dentro dos quais há subníveis. Atualmente, a estratificação das classes sociais segue a convenção baixa, média e alta, sendo que as duas primeiras designam o estrato da população com pouca capacidade financeira, tipicamente com dificuldades econômicas, e a última possui grande margem financeira.

5.Homens e mulheres tem igual papeis no sociedade?
Não, cada um tem o seu. Parece até preconceito, mas atualmente com uma sociedade dinâmica (que sempre muda) há bastantes homens trabalhando em casa, a mulher não fica mais enclausurada, esta também trabalha. Também podemos citar que há empregos diferenciados para cada sexualidade, as ideologias mudam, os gostos mudam, as características mudam de acordo com o gênero. Isso tudo influencia nas ações sociais de cada um.
6.Que tipos de diferenças existem entre homens e mulheres?
Existem muitas diferenças entre ambos e quando se fala na diferença entre o homem e a mulher alguns pontos são levantados como intelectualmente e sentimentalidade, sendo que diversas pesquisas realizadas a bordando esse tema no requisito para inteligência, para alguns estudiosos essa diferença explica geneticamente, e para outros existem diversos fatores envolvidos principalmente o comportamental.
7.E quanto as religiões e nossa sociedade? Quais são elas?
O Brasil é um país religiosamente diverso, com a tendência de mobilidade entre as religiões. A população brasileira é majoritariamente cristã (89%), sendo sua maior parte católica (70%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição republicana de 1891, que instituiu o Estado Laico. No entanto, existem muitas outras denominações religiosas no Brasil. Algumas dessas igrejas são: protestantes, pentecostais, episcopais, metodistas, luteranas e batistas. Há mais de um milhão e meio de espiritas ou kardecistas que seguem a doutrina de . Existem também seguidores da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma minoria de judeus, muçulmanos, budistas e seguidores do Candomblé e da Umbanda. Cerca de 7,4% da população (cerca de 12,5 milhões de pessoas) declarou-se sem religião no último censo, podendo ser agnósticos, ateus ou deístas.